As cores vermelhas e branca são as cores nacionais da Áustria. A faixa branca representa a paz e a unidade do país.
Existe um significado para as cores da bandeira, porém a lenda e a realidade se
misturam. As cores teriam origem na época das Cruzadas Medievais, quando nos
combates os cavaleiros usavam uniformes brancos e, durante a luta, ficavam
cobertos de sangue. A parte onde ficava o cinto era a única parte que permanecia
branca.
A bandeira é um símbolo de patriotismo e orgulho austríaco.
O vídeo é uma celebração da bandeira e da pátria austríaca.
Juntamente com a Bandeira da Dinamarca esta bandeira é uma das mais antigas do mundo.
Segundo a lenda, a bandeira foi criada pelo Duque Leopoldo V da Áustria após a batalha de Acre (atualmente em Israel) em 1191, durante as Cruzadas, quando os uniformes de cor branca das tropas ficaram totalmente manchadas de sangue excepto a parte que estava tapada pelo cinto que ficou branca.
Na realidade a bandeira foi desenhada no século XII pelo duque Frederico II da Áustria, o último da dinastia Babenberg, que procurava uma maior independência do Sacro Império Romano. A representação mais antiga deste desenho encontra-se num escudo guardado no mosteiro de Lilienfeld, que data de 30 de Novembro de 1230.
Posteriormente esta bandeira continuou a ser utilizada primeiramente como símbolo da casa real austríaca, e seguidamente do Império Austro-Húngaro. Em 1869 a antiga bandeira imperial foi trocada por uma semelhante composta por ter partes de igual proporção, sendo a superior vermelha, a central branca e inferior dividida ao meio, sendo a parte da direita verde e a da esquerda vermelha. Assim sendo a parte da esquerda representava a bandeira da Áustria, e a direita a bandeira da Hungria.
Com a extinção do império, a república da Áustria adoptou o emblema vermelho-branco-vermelho a 20 de Outubro de 1918 até à anexação do país à Alemanha nazi no III Reich. Depois da derrota nazi (com o término da II Guerra Mundial) a bandeira é reinstaurada pela Áustria.