O Brasão de armas da Índia é uma adaptação do Sarnath Lion Capital da Ashoka. O Imperador Ashoka, ergueu o grande capital acima de Ashoka colocando um pilar para assinalar o local onde primeiro Gautama Buda ensinou o Dharma, e onde o budista Sangha foi fundado. No original, há quatro leões, em pé em volta virados de costas uns aos outros, montado sobre um ábaco com um frieze transportando esculturas em alto relevo de um elefante, um cavalo galopante, um touro e um leão, separados por mais de um sino em forma de lótus. Esculpido num único bloco de arenito polido, o capital é coroado pela Roda da retidão/justiça (Dharmachakra).
O brasão da Índia é uma roda de vinte e quatro raios, conhecida como o Ashoka Chakra ou Roda do Dharma, extraída do Capitel do Leão de Asoca. Os raios da roda representam a justiça, a igualdade e a lei. A roda também é um símbolo de movimento e progresso. O brasão está localizado no centro da bandeira da Índia, no meio da faixa branca. É um símbolo importante da nação indiana e representa seus valores e aspirações.
Normalmente está inscrito abaixo do ábaco, em escrita Devanagari, o lema Satyameva Jayate (सत्यमेव जयते - em português: "Sozinha, a Verdade triunfa").