O brasão de Hong Kong é composto por um escudo redondo, com uma flor de Bauhinia blakeana no centro. A flor é de cor branca, com cinco pétalas e um centro vermelho. Esta flor também é conhecida como unha-de-vaca ou orquídea de Hong Kong.
O atual emblema regional de Hong Kong começou a ser utilizado em 1º de julho de 1997, quando a soberania de Hong Kong foi transferida para a República Popular da China, e o emblema substituiu as Armas coloniais de Hong Kong. O emblema agora é chamado oficialmente de "Emblema Regional".
O emblema regional apresenta os mesmos elementos que a bandeira regional de Hong Kong dentro de um círculo. O anel branco externo é mostrado com o nome do território em chinês tradicional (ao contrário da forma simplificada), significando: "中華人民共和國香港特別行政區" e a forma curta em inglês, "Hong Kong".
O brasão de Hong Kong é um símbolo importante de identidade e orgulho para o povo de Hong Kong. É frequentemente usado em eventos públicos e privados, e é um símbolo da autonomia e liberdade de Hong Kong.
A flor de Bauhinia é mais detalhada e realista. Esta versão do brasão é frequentemente usada em representações oficiais de Hong Kong.