O brasão da Argentina é um símbolo nacional que aparece na bandeira do país contendo um rosto humano que representa o Sol de Maio, um símbolo da Revolução de Maio de 1810, que levou à independência da Argentina da Espanha. Os raios do sol representam a luz da liberdade e da independência. A elipse azul e branco representa o céu e o rio da Prata, respectivamente.
Há também duas mãos unidas, uma lança e um barrete frígio.
O brasão da Argentina também é usado em outros símbolos nacionais, como a moeda, os selos postais e os uniformes militares.
Aqui está uma descrição mais detalhada dos elementos do brasão:
Sol de Maio: O Sol de Maio é um símbolo da Revolução de Maio de 1810, que levou à independência da Argentina da Espanha. O rosto humano no centro do sol representa o deus sol Inca, Inti.
Raios do sol: Os raios do sol representam a luz da liberdade e da independência. Eles também podem ser interpretados como a irradiação da cultura e da civilização argentinas.
Elipse azul e branco: A elipse azul e branco representa o céu e o rio da Prata, respectivamente. O azul representa o céu argentino, enquanto o branco representa o rio da Prata.
Mãos unidas, lança e barrete frígio: simboliza a união das diversas províncias da Argentina. A lança com o barrete frígio lembra a maçonaria.
O brasão da Argentina é um símbolo importante da identidade nacional do país. É um lembrete da luta pela independência e da liberdade e democracia que o país conquistou.