O brasão do Reino Unido é baseado na bandeira. O escudo é dividido em quatro partes iguais, cada uma representando um dos quatro países que compõem o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Porém o País de Gales não estava envolvido na união de 1603 e, portanto, seu símbolo não foi incluído no brasão de armas.
A primeira e a quarta partes do escudo mostram os três leões passant guardant da Inglaterra, que são leões dourados com garras azuis e línguas vermelhas. A segunda parte do escudo mostra o leão rampante da Escócia, que é um leão vermelho com uma coroa de ouro. A terceira parte do escudo mostra uma harpa.
Acima do escudo, há uma coroa real. Abaixo do escudo, há uma faixa com o lema do Reino Unido, que é "DIEU ET MON DROIT" (em francês, "Deus e meu direito").
Os suportes do brasão são um leão dourado e um unicórnio branco. O leão é o símbolo tradicional da Inglaterra, e o unicórnio é o símbolo tradicional da Escócia.
O brasão do Reino Unido é um símbolo importante do país. É usado em documentos oficiais, em edifícios públicos e em eventos nacionais.