A Pizza de Pepperoni é uma iguaria clássica, com ingredientes que tradicionalmente incluem molho de tomate, orégano, muçarela, pepperoni e parmesão, embora a adição de azeitonas seja uma opção ao gosto pessoal.
Essa pizza, que se assemelha à pizza de calabresa, é muito apreciada nos Estados Unidos e tornou-se um favorito entre os americanos. No entanto, no Brasil, a pizza de calabresa ocupa o primeiro lugar como a pizza mais vendida, representando cerca de 30% dos pedidos.
A origem do termo pepperoni é interessante, pois deriva do italiano peperoni, que é o plural de peperone, que significa pimentão. No entanto, a pizza de pepperoni não contém pimentões, mas sim fatias finas de salame picante. O pepperoni é temperado com pepperoncino, que é semelhante à pimenta malagueta, proporcionando um sabor picante característico.
Em resumo, a pizza de pepperoni é uma deliciosa combinação de sabores, com sua popularidade variando em diferentes partes do mundo. Enquanto nos Estados Unidos ela é um sucesso, no Brasil, a pizza de calabresa lidera as preferências. O uso do termo pepperoni é uma curiosidade linguística, já que se refere ao salame picante, mesmo tendo uma origem relacionada aos pimentões.
E por falar em origem, qual a origem da pizza?
Uns dizem que a pizza teve origem na cidade de Nápoles, no sul de Itália. Outros dizem que apesar do que a maioria pensa, a pizza não nasceu na Itália. Ela surgiu com os egípcios, que desenvolveram uma massa de pão bem fina e de forma circular, mais tarde denominada de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, palavra que deu origem ao nome que conhecemos hoje.
Este vídeo pode ser exibido no interior de pizzarias com sistema à la carte ou rodízio e demais locais onde se saboreia pizza.